24 setembro 2009

Mantra M3 - Ozone

Veja como Sérgio Rocha contou da sua experiência de voar com o Mantra M3:
Se você for fazer uma transição para o 2-3, acho que do summit XC para o Mantra M3 é um degrau consciente e possível, realmente o que a reportagem diz sobre performance utilizável e equilíbrio se sobresaiu nessa vela, fui com o .... (Omega 7) mãos altas tirando contra vento em um passeio na frente do morro em Tangará, ar estável, stabilos colados, em 200m à frente do morro ele já estava 10m abaixo de mim, iniciamos uma curva suave de mesma abertura à direita, ele embaixo, daí é que não teve graça, em curva suave funciona o encolhimento do perfil e não o efeito flap no Mantra M3 e daí o Omega afundou, ao chegarmos no morro de novo a diferença era de 50m, testamos mais de uma vez e fiquei maravilhado, embaixo no pouso, no controle de solo fácil, a decolagem foi muito fácil também, provoquei front e abriu de forma rápida e explosiva, os tirantes A pra frontear são muito mais pesados que os do summit, a pressão interna é absurda, para provocar orelhas tentei stabilo mas a pressão interna é muito grande e não consegui (claro que se forçasse tinha que ceder, mas não forcei), puxei um tirante A inteiro e assimétrica de 50% cai com o corpo junto, voou reto com meia vela e só uma leve atuação no lado aberto recuperou sozinho, sem tendência ao mergulho com elástico e giro, tudo isso foi induzido.
Agora em colapsos reais, coloquei baixo na cordilheira da pedreira em Tangará, ela fica atrás de outra cordilheira e estava rotorizada, assimétrica real de 50% baixo para pousar a 5 m do chão e a vela seguiu reto com pouca atuação e quando toco o chão já está aberta, detalhe fiz questão de pousar no acostamento da estrada e jogar a vela na graminha, isso com fechamento e tudo!
Sinceramente, eu já voei outros 2-3, o trango 2 inclusive e sou fã declarado da UP, mas indiscutivelmente é o melhor projeto atual 2-3 e dentro dessa homologação a vela mais equilibrada que já voei, a Ozone conseguiu, são novos conceitos.
Imagine uma carga alar de 3.5, o Aircross Usport tem 4.0 a 4.5 de carga alar e sem dúvida vai ser mais rápido que o M3, só que quero ver homem para afundar o pé em uma vela pequena com essa carga alar, ao fechar é um 2-3, só que pelo tamanho as reações são tão rápidas que um colapso que vc teria tempo para resolver em uma vela maior, nessa vela menor a janela de atuação correta é bem pequena, isso significa que se vc não for perfeito, vai ampliar a porcaria e não resolvê-la isso que chamam de vela arisca, ou como o pessoal diz, homologa 2-3 mas quando fecha é um competição, sem dúvida, pois a janela de correção é pequena!!
Outra coisa, bati na térmica e ela não mordeu, simplesmente entrou e subiu, sem aquele cabeceio para trás e posterior correção, ela simplesmente entra e vc só acerta inclinação com o corpo e um pouco o giro com o braço, isso significa que durante um vôo longo, menos atuação no freio, na média uma maior performance, pois meteu a mão no freio a vela perde performance, bom, coloquei 2000m em Tangará, enquanto os outros tiraram com 1500m inclusive tracer, poison, omega 7, e aquele competition swing, apesar que anallisar a altura é meio pernicioso, devo ter acertado na veia aquela que furou o camada de inversão, mas mesmo assim, de 40 pilotos só eu com o Mantra M3 acertamos...

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