aeronave / pessoal / aeródromo / operação / navegação aérea / investigação de acidentes
Encontrei na Wikipédia um artigo sobre segurança aérea que contribui com o voo livre nomeando os elementos que fazem parte do voo, e que podemos analisar para aprimorar as rotinas que promovam maior segurança.
O artigo destaca que:
a segurança aérea depende de uma doutrina ou filosofia de trabalho, baseada em atitude pessoal preventiva e que leva em conta três elementos: o Homem, a Máquina e o Meio.
Compreendo que não basta escolher um paraglider homologado com alto índice de segurança sem que o piloto faça a sua parte, que saiba analisar as condições climáticas e do local de voo de modo a evitar se expor a algum risco que pode estar anunciado.
Evitar re-ocorrências de acidentes e incidentes depende de conhecimento e empenho por parte dos pilotos, onde a análise de acidentes gera conhecimento.
Poderia fazer parte dos resultados de um campeonato, além de nomeados os primeiros colocados, também os acidentes e incidentes ocorridos, com as recomendações para evitar que se repitam em outros eventos. Estas análises certamente dariam uma melhor visão do local onde foi realizado o campeonato, apontando limitações e dificuldades para o voo livre naquela região, e os cuidados que os pilotos devem ter.
Aproveito para registrar que o que ainda me impressiona é o silêncio quando se fala em pensar sobre segurança no voo livre.
27 agosto 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário