08 abril 2010

pré VISÃO

Ver antecipadamente, é possível?
A humanidade desenvolveu conhecimento e tecnologia para levar os sentidos do homem onde ele não pode ir.
A visão pode ser perpetuada através de uma simples máquina fotográfica. As câmeras eletrônicas miniaturizadas são levadas ao interior dos nossos corpos para examinar as condições do organismo. Esta tecnologia pode estar a bordo de um avião sem tripulantes para coletar imagens espiãs. As câmeras viajaram em foguetes para serem posicionadas junto aos satélites na órbita da terra e assim vigiar nosso planeta. Radares podem detectar massas de água no interior das nuvens pela reflexão de ondas magnéticas previamente emitidas.
Tragédias não estão sendo evitadas. Falta tecnologia? Falta planejamento? Falta vontade política?
Falta decisão na hora certa, competência.
Lastimamos pelas vítimas das catástrofes que a nutureza tem produzido, com deslizamentos de encostas de morros, terremotos e maremotos, inundações, muitas destas anunciadas previamente, pré-vistas.
A meteorologia não tem colaborado com todo o potencial que já tem para nos ajudar a poupar vidas, esforços na produção agrícola, e em todas as atividades que dependem das condições climáticas. Muita informação atualmente está disponível, mas será que esta informação tem sido devidamente aproveitada?
Pré-ver não é impossível, é preciso acreditar que podemos e temos recursos para prever, planejar e decidir acertadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário