Na decolagem com o Astral 6, da Swing, fiquei surpreso: minha intenção era fazer algumas puxadas para conhecer a vela, mas ela é muito leve, 5.4 quilos, quando subiu ameaçou avançar, uma leve segurada e ela ficou parada na cabeça, querendo voar, e entrou um vento que me tirou do chão levemente, foi show, não consigo derrubar uma vela quando ela está querendo voar, nas decolagens seguintes esta performance se repetiu.
A vela mostra instantaneamente as turbulências, reage bem aos comandos, e também se estabiliza rapidamente, quer dizer manobrabilidade, ela é muito ágil.
O ponto principal da vela parece ser o planeio, 9,6 segundo o fabricante, avancei bastante contra vento, nas tiradas foi fácil seguir as linhas de sustentação, e consegui aproveitar ascendentes bem fracas.
Sou fã das velas bem arqueadas, o Astral 6 tem ratio de 6.4, elas tem uma performance muito conectada com a turbulencia do ar, pense que quando a vela toca alguma turbulencia é como um braço maior, e ao menor sinal você já sabe e já pode reagir, enquanto isto uma área proporcionalmente grande ainda mantém a estabilidade da vela, me pareceu que a vela gira para compensar a área fechada.
27 janeiro 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário