29 outubro 2011

OZONE sem intradorso na Copa Ícaro

XXLite é um conceito que pretende evoluir adiante da série Ultralite, desenvolvida pela Ozone há quatro anos. A idéia é construir paragliders com materiais mais leves, este pesa apenas 1,345kg para o tamanho com 19m. O novo Paraglider sem intradorso foi mostrado na última Copa Ícaro em set/2011, e não está à venda. Veja o vídeo do voo em Saint Hilaire:


http://youtu.be/SueYsy444NU
vídeo apresentado pelo fabricante: http://vimeo.com/29247558
notícia no site da Ozone: http://www.flyozone.com/paragliders/en/news/headlines/19232
outros videos:
http://youtu.be/Ug44-NcT9Ro
http://youtu.be/C4YsdvrIRRE

27 outubro 2011

catrapo internacional

O vídeo mostra o tempo entre uma assimétrica e sua recuperação, finalizando com pouso, quando a vela iniciava voo normal, ou quando o piloto chegou à posição de estar embaixo dela. O terreno com bastante declive, na decolagem de Pertuiset, em Mieussy, França,  proporcionou o espaço necessário para a reabertura do lado direito do paraglider, que durante a curva contra a montanha teve o comando acentuado, provocando o colapso, com giro de 360º até o pouso. Pelo tracklog, http://www.xcbrasil.org/leonardo/flight/44064, a maior descendente foi de -3,5 m/s, e depois de  20 metros de queda foi possível pousar.
O Astrral 6, DHV 2, 4 tirantes, neste caso teve recuperação rápida, foram 8 segundos para retorno ao voo normal, incluindo os comandos necessários pela atuação do piloto. Foi interessante perceber que o paraca tinha sustentação enquanto colapsado.
Cabe destacar que Mieussy é o local onde foi realizado o primeiro voo de paraglider, em 1978, justo pela montanha ter declive homogêneo e apenas com pastagem, o que para mim seria um prego fácil, num local muito tranquilo, resultou em ter que enfrentar mais um catrapo ou derrapagem por abusar destas condições.


http://youtu.be/eG4qB-clPFY
algumas imagens de Mieussy em https://picasaweb.google.com/106218780942494169069/MieussyFranca

caderneta de voo

Esta foi a primeira caderneta de voo, além da minha, que tive a oportunidade de ver. Interessante é que é impressa pela Federación Desportes Aéreos Comunidad Valenciana, e destinada aos alunos para registro e comprovação dos seus voos, com a assinatura do instrutor ou um piloto licenciado para comprovar cada voo.
Enquanto aguardava para decolar, em Mieussy, França, o piloto espanhol, com cerca de 90 voos, estava atualizando sua caderneta. Os dados requeridos são:
número do voo, data, modelo do equipamento, lugar da decolagem, lugar da aterrissagem, duração do voo, horas, minutos, desnível em metros, distância em Km, observações, e assinatura do instrutor ou piloto com número da licença.
A caderneta é a memória dos voos para o piloto, dos locais voados, com o somatório dos voos e das horas voadas. Pode-se anotar as trocas e revisões do equipamento, os novos eletrônicos, a redobragem do reserva, e até os catrapos e dificuldades vivenciadas. Mesmo arquivando e enviando todos os voos realizados para os sites de registro, mantenho as anotações atualizadas em caderneta, isto faz parte do voo.


25 outubro 2011

pouso restrito em Sapiranga / 2

A foto do dia 23 de outubro, domingo, mostra o campo que foi arado, atrás e ao lado do Castelinho, e o início do trabalho de terraplanagem para continuidade do loteamento no terreno à direita deste, e adiante do pouso oficial. Esta segunda área também sempre foi utilizada como pouso alternativo, especialmente nos dias de vento leste mais forte, para evitar as turbulências comuns no pouso oficial.

pouso retrito em Sapiranga / 1
O vídeo mostra um pouso sobre telhado, na área em frente à rampa Sudeste, e adiante do platô, próximo ao local onde houve um deslizamento de terra com as chuvas fortes. Árvores altas no entorno, cercas de arame farpado e a área exígua dificultaram a aproximação. Resultou deste acidente apenas duas telhas quebradas.

15 outubro 2011

locais voados na Europa / set 2011





Geneve / Le Saleve / FR/CH  1270/430 m
Samoens / Saix  1610/690 m
Passy / Plaine Joux  1340/610 m
Chamonix / Flegere - Index  2345/1051 m
Verbier / Croix de  Coeur / CH  2170/935 m
Saint Hilaire du Touvet /Grenoble  910/240 m
Annecy / Col de la Forclaz  1276/466 m
Mieussy / Sommand  1650/600 m
Le Suchet / Jura / CH  1500/618 m



veja a página com mais informações alpes-2011

13 outubro 2011

a imagem de um sonho realizado

Conhecer os Alpes é um objetivo antigo, nuca havia imaginado que seria através do parapente, já que a região tem por tradição a prática do esqui, no inverno.
A oportunidade de acompanhar o grupo organizado pelo JC, da Cia do Vento, permitiu realizar este sonho, voamos todos os dias, em vários locais próximos ao Mont Blanc, incluindo Mieussy, onde foi realizado o primeiro voo de parapente, e onde ficamos alojados. Saint Hilaire du Tuvet nos brindou com um belo voo nas encostas de pedra e depois com a Copa Icaro. Em Annecy o visual é fantástico, voar sobre o lago azul e as montanhas gigantes refletindo o sol da tarde.
Chamonix é um espetáculo especial, um pouco de gelo na rampa, e o Mont Blanc à frente, com alguns pilotos experientes em montanhismo decolando de 3800 metros.
A foto que marca esta viagem foi feita em Passy, onde voamos por mais de hora, tendo o Mont Blanc ao fundo, pelo Nicolas, www.madridalcielo.com, quem conduziu o grupo aos melhores locais de voo a cada dia.
Participar deste grupo, focado no voo, nesta região, tendo a diversão e companheirismo presentes, foi um privilégio, recomendo a todos, pois sempre haverá algo mais além do horizonte.

http://youtu.be/oiDiXZOWnos